Fiz um bolo com tema de Assassin’s Creed Odyssey para comemorar meu aniversário!

Eu simplesmente me apaixonei por Assassin’s Creed Odyssey da Ubisoft neste ano. E tive a ideia de tentar fazer um bolo de aniversário pra mim no tema. Eu amo confeitar e aprender técnicas de confeitaria, assim, como hobby mesmo. Depois de muita pesquisa de exemplos de bolos com tema Grécia Antiga, depois de assistir vários vídeos de diversas técnicas de decoração de bolo (umas eu já havia tentado, outras não) cheguei a um projeto que envolvia elementos do jogo.

Meu bolo de aniversário com o tema Assassin's Creed Odyssey. Eu que fiz!

Uma das partes mais lindas do game é a DLC de Atlântida. A cidade de Poseidon é, na minha opinião, de uma beleza sem igual. E olha que eu amei cada pedacinho da Grécia Antiga em Assassin’s Creed Odyssey. As paredes dos diversos edifícios de Atlântida, são feitas em mármore em tons de azul e na cor branca, com ricos detalhes em ouro. Pensando nisso, a ideia mais obvia que me veio em mente foi criar um bolo que simulasse o mármore, tivesse os meandros de chave grega (símbolo que mais grita Grécia pra gente) em dourado e levasse em cima o logo do jogo. A ideia de fazer o mármore em tons de azul turquesa foi do meu namorado, que também deu a ideia de fazer veios dourados no mármore.

Para conseguir esse efeito, eu precisaria trabalhar com pasta americana e me utilizar de corantes alimentícios em gel e em pó. E precisaria preparar um bolo que fosse ao mesmo tempo macio, gostoso e firme o suficiente para aguentar o peso da pasta americana. Eu não sei se essa é a melhor maneira de fazer as coisas, mas vou contar como foi todo o processo até chegar no resultado final.

Processo de Criação do Bolo

A primeira coisa que fiz foi cortar a mão, na pasta americana, o logo de Assassin’s Creed Odyssey. Imprimi em um papel o logo do tamanho que eu queria, e a partir dele, com uma ferramenta de corte própria para essa pasta, eu cortei pacientemente o elmo e o “A” de Assassin’s Creed. Como deve imaginar, o mais difícil foi o elmo tão pequeno que tive dificuldades em fazer a coisa certinho. Depois de algumas tentativas frustradas, cheguei ao mais próximo que conseguia e decidi que ficaria do jeito que ficou. Reservei o logo, guardadinho em plástico para que não ressecasse com o ar. Esse material não pode ser guardado na geladeira, então foi importante guardar vem vedado.

Usando um stencil para fazer as chaves gregas

Depois disso pensei em várias maneiras de fazer os meandros que envolveriam a base do bolo. Cortar a mão não estava deixando do jeito que eu queria, então, pesquisei na internet algum molde que me ajudasse com isso. Foi difícil de achar, confesso. Acabei encontrando uma espécie de molde para fuxico, que nada tem a ver com culinária, mas que me serviria como um stencil perfeito. E foi mesmo, com ele, consegui marcar a pasta americana formando os relevos como se esculpidos no mármore. E com ele delimitei a área que levaria a pintura dourada. Deu trabalho, mas foi bem satisfatório.

Reservei esse material – também bem vedado para não ressecar com o ar e nem entrar nenhum bichinho, e separei as cores para os tons de azul turquesa do mármore. Era preciso fazer pelo menos dois tons de turquesa, um mais claro, um mais escuro e o resto branco. Reservei as três cores de mármore separadas e então parti para o bolo propriamente dito.

Bolo de cremogema com recheio de brigadeiro
Bolo de cremogema com recheio de brigadeiro

Decidi por um bolo de cremogema que é uma massa branca bem fácil de fazer, que leva cremogema e leite de coco. Costuma ser uma massa muito leve e fofinha, daquelas que desfazem ao cortar então, para que ele pudesse aguentar o peso da decoração, eu optei por não bater as claras em neve. (Vou colocar a receita abaixo). Para o recheio, eu fiz um brigadeiro, bem gostosinho mesmo, próprio para recheio desse tipo de bolo. Ele passou a noite toda na geladeira, envolvida com acetato para que nada saísse do lugar.

Bolo com ganache
Cobrindo com ganache

Para “selar” o bolo, deixando-o mais firme e impedindo que farelos ficassem soltando, eu fiz uma ganache de chocolate meio amargo e o cobri, deixando a sua superfície o mais lisinha possível. Assim, quando eu o cobrisse com a pasta americana, ele não apresentasse muitos defeitos em sua superfície. Para que a ganache firmasse, deixei algumas horas na geladeira, para que a cobertura endurecesse enquanto eu trabalhava na pasta americana.

Misturei as três cores de pasta americana que havia deixado separadas anteriormente. Apenas o suficiente para que formassem as manchas que lembravam um mármore. Confesso que foi a parte que mais tive medo que desse errado. Nunca havia conseguido cobrir um bolo com pasta americana sem causar um verdadeiro desastre de desmoronamento. Mas segui adiante e, depois de abrir a pasta americana com rolo de massa (que ainda acredito que a deixei mais fina do que deveria), com cuidado e ajuda do namorado que segurou o bolo pra mim, eu cobri o bolo com a pasta, alisando com cuidado as laterais para que as beiradas não rasgassem e cortando o excesso que sempre fica nas beiradas.

Pinceladas finais

Finalizamos colocando os detalhes: A base envolta com os meandros – que tiveram que ser feitos em pedaços – e aplicando o logo do game em cima do bolo. Estava quase pronto. Mas precisava de retoques. Com paciência, retoquei as partes douradas com ajuda de um pincel bem fino, e então criei os veios dourados do mármore. E pronto, este era meu bolo de aniversário. =)

Meu bolo de aniversário com o tema Assassin's Creed Odyssey.

Deu um trabalhão, mas valeu a pena. Eu fiquei muito feliz com o resultado. E mesmo com alguns percalços no processo de criação e execução desse projeto, fiquei orgulhosa do que consegui fazer. E modéstia à parte, tava muito gostoso sim.

Meu bolo de aniversário com o tema Assassin's Creed Odyssey.
Logo ficou um pouco tortinho, mas valeu a intenção né?

Postei no twitter e no instagram, e fiquei feliz ao ver que muita gente gostou do resultado. Mais feliz ainda quando a própria Ubisoft curtiu as fotos, e, hoje, tive a alegria de ver a Ubisoft Brasil repostando a minha foto no instagram e me desejando feliz aniversário novamente. Acho que zerei a vida =)

Me sinto muito honrada <3

Para comemorar mais um pouquinho, hoje a noite farei streaming no meu canal da Twitch mostrando a nova modalidade do game, Discovery Tour – Ancient Greece. Eu estava super ansiosa por essa modalidade, e vou amar passear com alma pela Grécia Antiga. Você está convidado a assistir hoje, às 21 horas. =)

Fotos da noite da comemoração do meu aniversário

Meu bolo de aniversário com o tema Assassin's Creed Odyssey. Comemorando!
Eeeee parabéns pra mim!
Meu bolo de aniversário com o tema Assassin's Creed Odyssey.  Fatia
Delícia =)

Receita do Bolo de Cremogema (fonte site Tudo Gostoso)

Ingredientes
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 150 g de margarina
  • 1 caixa de cremogema (pequena)
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
  1. Bater bem os com o açúcar e a margarina.
  2. Acrescente a farinha de trigo, o cremogema, o leite de coco e o fermento em pó.
  3. Unte uma forma (ou no meu caso foram duas formas de 17cm de diâmetro, pois eu é mais rápido de assar assim e mais fácil de rechear) com margarina e polvilhe farinha de trigo para facilitar a retirada do bolo da forma.
  4. Leve em forno médio por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Se fizer, deixe um comentário aqui. Te garanto que mesmo ele purinho ou só com brigadeiro ou ganache fica bom demais!

Não deixe de me assistir na Twitch! Até a próxima 😉

One thought on “Fiz um bolo com tema de Assassin’s Creed Odyssey para comemorar meu aniversário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.