O Cristal Encantado: A Era da Resistência

O Cristal Encantado (The Dark Crystal), foi um filme lançado em 1982 nos EUA, chegando no Brasil no ano seguinte. Criado por Jim Henson (o mesmo criador de Muppets, Família Dinossauro e do clássico filme Labirinto), Cristal Encantado era todo feito por marionetes.

O Cristal Encantado: A Era da Resistência

A história do filme se passa em um mundo de ficção chamado Thra. Em Thra havia o Cristal da Verdade, que mantinha o equilíbrio da natureza. Porém esse cristal foi corrompido e uma parte dele se perdeu. Um jovem gelfling chamado Jen, que foi criado pelos pacíficos Mystics, parte em uma jornada para encontrar uma parte perdida do cristal e tentar restaurar o equilíbrio das coisas. O problema são os guardiões do Cristal Encantado, os Skeksis, que não estão nem um pouco interessados em restaurar o balanço, querem apenas se manter imortais, consumindo o cristal cada vez mais.

O filme original também está disponível na Netflix.

O Cristal Encantado: A Era da Resistência

No dia 30 de Agosto a Netflix lançou uma série de 10 episódios baseada no filme. À frente do projeto estão as filhas de Jim Henson, Cheryl Henson e Lisa Henson (diretoras da Jim Henson Company) e Brian Froud, um dos maiores ilustradores de mundos encantados que existe.

Quando criança eu tive a oportunidade de ver um livro incrível dele, chamado Fadas. Raro e caro, minha mãe não conseguiu me dar um livro daquele de presente, mas eu nunca mais o esqueci, fiquei apaixonadas pelos seus traços. Eu não fazia ideia, mas Brian Froud estava envolvido na criação do filme original, e para essa série ele trabalhou com conjunto com seus filhos.

Skeksis e Mira
Foto: Divulgação

A série se passa antes dos eventos do filme de 1982. No filme quase todos os gelflings haviam sido dizimados, mas na série é possível conhecer as diversas sociedades e povos de Thra, que naquele momento de sua história ainda acreditam que os Skeksis os protegem, até que Rian presencia uma cena horrível e descobre que não é bem assim.

Brea na Biblioteca
Foto: Divulgação

Como no filme, a série é feita por marionetes. Vi algumas pessoas falando que a série é ruim, que os bonecos são feios, mas deixa eu tentar convencer você a assistir e se deixar levar pela magia de Cristal Encantado.

Não são apenas bonecos. São personagens complexos, com personalidade, cheios de sonhos, esperanças e medos. Personagens riquíssimos que aprendemos a amar cada um deles, por suas peculiaridades.

O Cristal Encantado: A Era da Resistência - Deet e Hup
Deet e Hup
Foto: Divulgação

Deets é a mais meiga gelfling de todas, e Brea é uma princesa inteligente e questionadora. Tavra, irmã de Brea, tem uma coisa que nos acalma mesmo sendo uma importante guerreira. Hup, o podling paladino é a coisinha mais amada com sua colher no lugar da espada. E eu poderia continuar falando de todos os personagens aqui, mas eu aconselho fortemente a assistir de coração aberto, livre de preconceitos. Se deixar levar pela fantasia, sabe?

Princesas Seladon, Brea e Tavra
Foto: Divulgação
Elenco de peso

Vou deixar aqui uma lista com o elenco de vozes da série O Cristal Encantado. É um elenco de peso com muita gente famosa. Atores que fizeram parte de Game of Thrones, atores que participaram de Harry Potter e por aí vai. Dá só uma olhada:

O Cristal Encantado: A Era da Resistência - Gurjin e Rian
Gurjin e Rian
Foto: Divulgação

Elenco Principal:
Taron Egerton como Rian
Anya Taylor-Joy como Brea
Nathalie Emmanuel (a Missandei de Game of Thrones) como Deet
Donna Kimball como Aughra

Elenco recorrente:
Gelflings:
Eddie Izzard como Cadia
Helena Bonham Carter (a Bellatrix de Harry Potter) como Maudra Mayrin/The All-Maudra (lider dos gelflings)
Caitriona Balfe (A Claire de Outlander) como Tavra
Harris Dickinson como Gurjin
Shazad Latif (de Star Trek: Discovery) como Kylan
Toby Jones como The Librarian
Gugu Mbatha-Raw como Seladon
Lena Headey (Cersei de Game of Thrones) como Maudra Fara
Alicia Vikander (de Gatora Dinamarquesa e Tomb Raider) como Mira
Hannah John-Kamen (de Homem Formiga e a Vespa) as Naia
Natalie Dormer (Margaery de Game of Thrones) como Onica
Mark Strong como Ordon, pai de Rian
Theo James como Rek’yr
Louise Gold como Maudra Argot
Kemi-Bo Jacobs como Maudra Seethi

Skeksis:
Jason Isaacs (Lúcio Malfoi de Harry Potter, Cap. Lorca de Star Trek, The OA, entre outros) como skekSo/The Emperor, lider dos feiosos Skeksis
Simon Pegg (Doctor Who) como skekSil/The Chamberlain
Awkwafina (Ocean’s 8 e futuramente a voz de Sabisão de A Pequena Sereia) como skekLach/The Collector
Benedict Wong como skekVar/The General
Harvey Fierstein como skekAyuk/The Gourmand
Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine) como skekGra/The Heretic
Ralph Ineson (Harry Potter, Guardiões da Galáxia, Star Wars) como skekMal/The Hunter
Alice Dinnean como skekEkt/The Ornamentalist
Keegan-Michael Key como skekZok/The Ritual-Master
Mark Hamill (o eterno Luke Skywalker) como skekTek/The Scientist
Neil Sterenberg como skekOk/The Scroll-Keeper

O Cristal Encantado: A Era da Resistência - Skeksis
Skeksis
Foto: Divulgação

Mystics
Ólafur Darri Ólafsson como urVa/The Archer
Bill Hader (Uma Noite no Museu) as urGoh/The Wanderer

Outros
Dave Goelz como Baffi
Theo Ogundipe como Vliste-Staba
Sigourney Weaver (Alien, Avatar, Ghostbusters) como The Myth Speaker
Victor Yerrid como Hup: O Podling paladino amigo da Deet

O Cristal Encantado: A Era da Resistência - Mystic
Mystic
Foto: Divulgação
Por dentro do Cristal – a série é pura arte

Recomendo assistir não apenas a série, mas o documentário também disponível na Netflix que mostra todo o trabalho envolvido na produção. Chama-se Por Dentro do Cristal – Os Bastidores de O Cristal Encantado: A Era da Resistência.

Neste documentário é possível ver que houve uma tentativa de fazer os bonecos em CGI, e a explicação do porquê acabaram decidindo pelas amadas marionetes.

É impressionante. Eu já havia amado a série, mas ver como cada detalhe foi criado, é algo de arrepiar. Todos esses profissionais envolvidos tem o meu mais sincero respeito. Mais até do que os atores famosos que emprestaram suas vozes aos personagens.

Para que eles pudessem dublar, muita gente foi envolvida na manipulação de cada bonequinho daquele. Não apenas as pessoas que seguravam os bonecos e faziam os movimentos da cabeça e boca com as mãos, mas também as pessoas envolvidas em dar as micro expressões faciais, como piscar os olhos, mexer as sobrancelhas.

Além de todo o cuidado com todos os cenários, feitos a mão, esculpidos em isopor e pintados de maneira tão realística que parecem madeira, pedra etc. Os artistas gráficos que transformaram simples objetos em algo único. Os responsáveis pela trilha sonora que nos transporta para o mundo mágico de Thra. A pós-produção adicionando alguns elementos de CGI para deixar a experiência mais rica sem substituir os bonecos.

São tantas coisas, que não consigo nem começar a descrever. Assista e depois me conta nos comentários. Eu fiquei tão apaixonada que já quero action figures hahahah <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.