Assassin’s Creed Odyssey Discovery Tour – Turistando na Grécia Antiga

Como anunciado em junho deste ano, finalmente chegou ao game Assassin’s Creed Odyssey o modo Discovery Tour. Nesse modo, é possível explorar os locais históricos da Grécia sem que seu personagem seja atacado ou corra riscos. É como ser turista na Grécia Antiga, visitando aqueles lugares maravilhosos e aprendendo mais sobre a sociedade grega da época.

Boas vindas ao Discovery Tour

Logo que acessamos o modo Discovery Tour pelo menu principal do Assassin’s Creed Odyssey, assistimos a uma cinemática explicando do que se trata esse modo. Um boas vindas com imagens belíssimas que nos faz querer desvendar cada pedacinho do mundo grego. Depois disso, estamos em Atenas, bem pertinho de Aspásia que nos espera para iniciarmos nosso primeiro tour.

Acessando o Menu de Tour com a tecla tab pra pc, temoso acesso a algumas opções. Uma delas é “Personagens“. Nessa opção podemos escolher a qualquer momento com qual personagem queremos explorar o mundo grego.

Opções de Personagens no Discovery Tour
Menu Personagens: é possível escolher personagem e montaria

Algumas opções de personagens estão disponíveis logo de início, e, conforme vamos avançando, outros personagens e skins pra montaria são desbloqueados. Como “prêmios” pelo nosso progresso nos tours.

Opções de personagens

O primeiro tour que Aspásia vai nos apresentar é a Acrópole de Atenas. Não é obrigatório começar por esse. Na verdade, acessando o mapa, é possível viajar para qualquer lugar onde tenha algum tour. Eu preferi começar por esse mesmo para ver como funciona esse modo de jogo.

Ao iniciarmos o tour, Aspásia nos dá as boas vindas. Aspásia foi a segunda mulher de Péricles, um dos mais importantes estadistas democráticos de Atenas, responsável por grande parte do avanço e desenvolvimento da cidade. Durando o jogo Assassin’s Creed Odyssey, ela é grande responsável por muitas das coisas que acontecem à Kassandra e outros personagens. Não sei gosto ou não dela, mas tudo bem (rsrsrs). Na vida real, Aspásia era considerada amante de Péricles, uma vez que ele já havia sido casado antes e não podia se casar com ela. Dizem que ela exercia grande influência sobre Péricles.

Aspásia, figura histórica, nos apresenta a Acrópole

Assassin's Creed Odyssey Discovery Tour
Uma cinemática mostra o local que iremos visitar, introduzindo o tour.

A partir da pequena apresentação que a figura histórica (nesse caso a Aspásia) nos faz, é hora de seguir a rota até as próximas estações para aprender mais um pouco sobre os gregos da antiguidade.

Cada estação oferece uma cinemática, onde um narrador explica com clareza alguns pontos do tour escolhido. Ao final da explicação da estação, nos é oferecida a possibilidade de saber um pouco mais.

No canto inferior esquerdo da tela, aparece sempre uma imagem. A imagem traz mais informações. Apertando tecla “e” no pc, a imagem é aberta com um texto com informações mais detalhadas. Nessa tela é possível ouvir novamente o que o narrador disse, bem como ler a transcrição do texto do narrador. Além das informações sobre a imagem.

A Acrópole - Discovery Tour

Além das estações do tour, existem espalhados pelo mapa os locais de descoberta. Com mais dados históricos e curiosidades, seja da vida quotidiana dos gregos da antiguidade, seja sobre objetos, locais, ou eventos históricos.

Além dos tours, Locais de Descoberta - Discovery Tour
Além dos tours, Locais de Descoberta

Abrindo o mapa, é possível ver todos os tours disponíveis. Cada região tem diversos tours. É possível viajar diretamente para os pontos onde estão localizados os tours clicando nos seus ícones no mapa. Até agora eu fiz os da região da Ática. Conheci a Acrópole, aprendi sobre a música, o teatro, e as artes. Aprendi sobre economia grega, relembrei coisas da arquitetura e funcionamento das casas gregas, visitei a mina de prata, aprendi sobre cerâmica e sobre a batalha de Maratona. Além de aprender como funcionava a democracia nesta incrível cidade e o comércio na ágora e no porto Pireu. Além da justiça local.

Mapa do Discovery Tour
Mapa
Linha do Tempo no Discovery Tour de Assassin's Creed Odyssey
A linha do tempo nos ajuda a nos situarmos melhor no que diz respeito aos fatos relatados nas tours e locais de descoberta.

Não apenas Aspásia apresenta os tours para nós, mas também diversos outros personagens históricos. Por enquanto eu apenas tive contato com Aspásia e com Heródoto, famoso historiador grego, e companheiro de viagem de Kassandra durante Assassin’s Creed Odyssey.

Ao final de cada tour, o seu anfitrião te oferece a oportunidade de participar de um pequeno quiz. É um teste de 3 perguntas que ele faz, te dando algumas opções para responder. Mas nada assustador ou super difícil. Leve e divertido, ao respondermos o anfitrião ainda fornece mais informações. Mesmo que erremos, podemos tentar outra vez, sem problema nenhum.

Quiz do Discovery Tour

Como apaixonada pela cultura grega, eu senti como se esse modo de jogo fosse um verdadeiro presente. Eu já estudei e pesquisei bastante coisa sobre a Grécia Antiga, e no Discovery Tour eu pude relembrar muitas dessas coisas e aprender outras tantas. É uma maneira deliciosa de estudar uma civilização que foi tão importante, da qual herdamos tanta coisa.

Pelos tours é possível ver o quanto nossa vida quotidiana foi influenciada pela maneira de viver dos gregos antigos. A Grécia, é, sem sombra de dúvidas o berço de nossa civilização ocidental. Para quem está na escola ainda e precisa estudar sobre o assunto, esse modo de jogo de Assassin’s Creed Odyssey é simplesmente genial.

O trabalho minucioso da equipe de desenvolvedores do jogo é algo impressionante. Me dá vontade de abraçar cada um deles e agradecer por esta obra de arte que é Assassin’s Creed Odyssey, não apenas no modo Discovery Tour (que é impressionante por si só), como em todos os outros. Esse jogo, sinceramente, tem o meu coração. E à Ubisoft, minha eterna gratidão por realizar meu sonho de viajar pela Grécia Antiga. Nem tenho palavras suficientemente boas para agradecer.

Ao fazer esse post tive vontade de voltar pra Grécia Antiga e aprender mais um pouco. Há tanto para ver ainda!

Obrigada a todos os envolvidos no desenvolvimento deste jogo. É uma verdadeira joia e serei eternamente grata por essa experiência. Ubisoft, você é demais! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.