Mulan sem Mushu?

Desonra! Desonra pra tu! Desonra pra tua vaca… Parece que a icônica e divertida frase não será dita pelo dragãozinho Mushu no live action da Mulan. Mas… qual será o motivo?

Live action Mulan
Foto: Divulgação

A essa altura vocês já devem ter visto o teaser trailer de Mulan. E não há como negar que está bem lindo. Vários elementos do filme de animação de 1998 estão lá: a casamenteira, o pente, entre outras coisas. Mas não está o dragãozinho Mushu. E nem as canções icônicas. O que isso quer dizer?

Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto para tentar entender o motivo pelo qual a Disney tomou a decisão de tirar do filme esses itens considerados importantes pelos fãs do filme. E a resposta que eu encontrei foi que eles estariam focando em agradar o público chinês que é um dos maiores consumidores de produtos Disney do mundo.

As notícias que saíram até agora sobre o filme o live action Mulan que será lançado em 2020 dizem que, ao invés de um dragãozinho, teremos uma fênix para acompanhar a guerreira chinesa. A fênix é uma figura muito importante na cultura e mitologia chinesa. E não deixa de ser uma criatura muito bacana. Mas vejo a ave como uma criatura mais séria que o dragão Mushu que dava um alívio cômico à trama.

Desonra!

Além disso, vi também que as canções do filme serão apenas em suas versões instrumentais. Ao que parece, a versão original do filme, lá de 1998, não atraiu tanto o público chinês, por ser uma visão ocidental da cultura deles.

Pelo trailer de Mulan, podemos ver que o filme terá um tom bem mais sério que o desenho animado clássico. Dizem que tem a ver com uma tentativa de demonstrar respeito à cultura chinesa. Mas, mesmo sem esses fatores que amamos, ainda assim o trailer é de arrepiar.

Achei muito bacana o paralelo que é feito entre a fala da casamenteira, dizendo todas as qualidades que uma esposa deveria ter na china daquela época, com imagens de Mulan treinando para ser soldado e lutando ao lado do exército chinês. Logo no início do trailer vemos Mulan dizendo que trará honra para todos. E não tem como não se arrepiar ao ver ela dizer isso com uma trilha sonora de fundo poderosa como essa.

Talvez o live action de Mulan se distancie um pouco ao que estamos acostumados ver da Disney – ou seja, filmes cheios de dança e música e magia infinita – mas com certeza, o visual será lindíssimo e a história emocionante.

Ah! senti falta também dela cortando o próprio cabelo com a espada para se passar por homem. Será que não veremos essa cena clássica no live-action?

E você, o que acha dessas mudanças? Deixe nos comentários as suas expectativas em relação a esse filme.

Beijos e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.