Halloween – Dia das Bruxas – significado e ideias de decoração!

Hoje é dia das bruxas!! Êeeeee! Eu simplesmente adoro o Halloween. É a época do ano que eu mais gosto pra ser sincera. Gosto até mais do que o natal, ou o meu próprio aniversário.  Eu acho divertidíssimo essa coisa toda de se fantasiar de algo diferente, as decorações, as festas temáticas, o clima de medinho… Amo! Uma pena que aqui no Brasil não exista uma tradição real pra esta festa. Inclusive, fui procurar itens de decoração de Halloween nas lojas e não achei quase nada.  Já as de Natal tão saindo pelo ladrão!

Halloween

Mas o que é esse tal de Halloween?

Mas pera aí… que troço é esse de Halloween? Dia das bruxas? Que palhaçada é essa? Apenas uma data comemorativa americana? Do que se trata realmente?  Explico.

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain . Este era o festival em que se comemorava a passagem de ano dos celtas. O Samhain inicia o inverno celta enquanto o verão é celebrado no festival de Beltane.  O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Quando os véus entre o mundo dos vivos e dos mortos se afinam, permitindo a passagem deles pro lado de cá.

Na tradição católica, a data também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual Halloween“. Antecedendo o Dia de Todos os Santos, feriado religioso comemorado no dia 01 de Novembro.

No México, eles comemoram os días de los muertos nos dias 1 e 2 de novembro. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Halloween

Só no Brasil que não temos essa forte tradição. Se você observar bem, são inúmeros os países que comemoram o Halloween. Cada país com seus costumes específicos, mas com uma grande festa alegre e animada. Pesquisando por alto vi que o Japão gosta de comemorar fantasiando duas crianças, Estados Unidos e Canadá também enfeitam suas casas, fora vários países da Europa que também participam dessa comemoração. Queria muito que fosse assim aqui também.

Ideias de decoração para festa que sonho em fazer um dia

Um dia ainda hei de fazer uma festa de Halloween bem animada tipo o que vemos nos filmes e séries. Meu sonho de princesa, sério. Por isso, dei uma pesquisadinha no querido pinterest e reuni algumas ideias, levando em consideração os símbolos principais da festa.

Halloween

Os principais símbolos do Halloween são: a abóbora decorada, oca com olhos nariz e boca esculpidos.  Coloca-se velas acesas por dentro como símbolo da fertilidade e da sabedoria e dando aquele ar ligeiramente assustador não é mesmo?

Halloween

As bruxas, por motivos óbvios. O gato preto representando também as bruxas, pois, segundo a tradição, elas possuem a capacidade de se transformarem neste animal (ou algumas os tem como melhores amigos né). A vassoura que representa a limpeza de tudo aquilo que é negativo, além de ser um dos principais instrumentos das bruxas. Ah! E tem os caldeirões também!

Halloween

Halloween

Os doces, já que a principal brincadeira deste dia é a “doces ou travessuras” (Trick-or-Treat, em inglês). Os morceguinhos, uma alusão à capacidade de enxergar o interior da pessoa e não só o exterior ( e é claro, uma das formas dos vampiros).

Halloween

E vários outros seres como aranhas, fantasmas, zumbis, etc.

Halloween

Halloween

Halloween

E vocês? Curtem Halloween? Já foram a uma festa? Do que gostariam de se fantasiar?

Mas super dá pra passar o Dia das Bruxas em casa também, maratonando séries e filmes de terror, comendo doces e se fantasiando um pouco, né? Como vocês passarão o Halloween de vocês? Deixe nos comentários!

3 thoughts on “Halloween – Dia das Bruxas – significado e ideias de decoração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.