Sororidade: e se parássemos de ver outras mulheres como rivais?

Você já ouviu a palavra Sororidade? Sabe o que significa? Senta aqui que eu vou te explicar.

Sororidade

 

Que história é essa de Sororidade?

Então, sabe aquela sua amiga pro que der e vier? Aquela que você não julga e nem julga você. Aquela que você ouve, aconselha e apoia? E ela que faz o mesmo por você. Aquela que você dá bronca também quando ela tá precisando ouvir, mas oferece colo sempre que ela precisar? Uma irmã, não de sangue, mas de alma. É bom ter alguém assim né? Eu acho essencial pra minha vida. Essa amizade sem julgamentos, essa união, essa empatia, essa solidariedade,  são alguns princípios da sororidade.

“A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”

Em outras palavras, a sororidade é um sentimento de união entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. É olhar para outra mulher, mesmo que desconhecida e reconhecer uma igual, não uma rival. Sem pré-julgamentos sabe? Alguém que, como você, passou por diversas dificuldades e que às vezes precisa de uma mão estendida.

Mas por que brigamos tanto?

Mas que cultura é essa que temos em que automaticamente vemos outras mulheres como nossas rivais?  Já parou pra pensar nisso? Quantas vezes já vimos uma mulher bem-sucedida, bonita e inteligente, sem sentir inveja, sem se sentir inferior, sem tentar diminuí-la? Que necessidade é essa que temos de rivalizar?

Sororidade
Quem nunca invejou Gisele?

Fazendo uma análise assim, bastante superficialmente, posso dizer que historicamente, por muito tempo, nós mulheres fomos incentivadas a sempre tentarmos de todas as maneiras sermos melhores do que as outras. Quando não havia nada mais para a mulher além de conseguir um bom partido, casar e ter filhos, todas as outras mulheres eram vistas como potenciais ameaças. Depois, namorando ou até mesmo casadas, todas as outras mulheres soleiras ou não, eram vistas como potenciais amantes dos maridos e destruidoras de lares. E por aí vai. Inadmissível uma outra mulher ser mais bonita que nós, mais alta, mais jovem, mais inteligente, e Deus-me-livre se for mais magra.

Se você está solteira, é vista como inferior por quem está casada. Se está casada é vista como inferior por quem é casada e já tem um filho. Se você é casada e tem um filho é vista como inferior por quem tem dois filhos. Se tem dois filhos, a que tem três se acha melhor.  E as comparações não param por aí.

Temos que ser lindas e impecáveis. Lindas, com um bom emprego, ganhar bem, ao mesmo tempo ter a casa limpa, saber cozinhar, ter tempo para os filhos, ir à academia, comer de maneira saudável, exibir um corpo magro, uma pele jovem, cabelos bem cortados, roupas modernas e impecáveis e ainda satisfazer o marido (né, Deborah Secco?) Ufa, coisa de doido!

Para pra analisar… tudo isso por causa de homem? Mas que loucura é essa? Gente do céu, homem é pra ser nosso companheiro, fazer parte do nosso time, nosso parceiro e amigo. Tem que estar no mesmo patamar que a gente. Lado a lado.  E não uma espécie de rei, um ser superior que precisa estar sempre satisfeito para não olhar pro lado. Eles não são superiores e nem inferiores a nós. São humanos como nós. Agora, se um cara olha pra outra a culpa é dele mesmo que é safado. Que não te ama de verdade e não é teu parceiro. Já passou da hora da gente esquecer esses preceitos machistas tão arraigados em nossa cultura e educação hein?

E se…

 

E se… e se ao invés de rivalizarmos umas com as outras nessa competição fútil, vazia e sem sentido, nós começássemos a conversar?  Abrir espaço para conhecermos umas às outras. Sentar pra tomar um café, contar os problemas, dividir experiências, oferecer o ombro amigo e aconselhar no que for possível? Um abraço, um afago, secar as lágrimas umas das outras. E nos apoiarmos mutuamente para nos reerguermos mais fortes.

Sororidade

Sem essa de:
– “Ah, você está gripada? Eu estou morrendo de cólica, é pior.” (Competição contraproducente não acha?)
– “Ah você não tem tempo de cozinhar quando você chega em casa? Minha filha também trabalha e consegue, você que é preguiçosa!”(oi?)
– “O que? Você está fazendo dieta? E eu que estou correndo 8 km por dia em meia hora, comendo só frutas e passando 5 horas na academia?” (Olha a competição desnecessária de novo, só faz com que a outra se sinta pior!)
-“Você perdeu sua mãe? Pelo menos você teve mãe. E eu que perdi minha vó que mal conheci?” (de novo.. oi??)
-“Você  conheceu Paris mês passado? Ahh eu conheci a Suíça ano passado, bem melhor!” (mais competição… affe… não dá pra ficar feliz pela amiga?)

Sério, não seja essa pessoa, por favor!

Sem essa de mandar indiretas nas redes sociais. Eu vi coisas tipo “Calma, você não é tudo isso” em uma imagem de instagram. Fiquei abismada com essa necessidade de muitas mulheres de postar esse tipo de coisa pra diminuir as outras. E pra que? Calma, ela é tudo isso sim. E você também é! Sou a favor de incentivarmos sempre umas às outras. Pois somos tão maravilhosas, temos tanto potencial, que se nos unirmos mudamos esse mundo todinho pra melhor. Pode apostar!

Sério, vamos ser amigas?

Sim! Sejamos amigas! Vamos conversar, trocar experiências. Vamos olhar umas para as outras e imaginar que, mesmo vivendo vidas diferentes, temos desafios parecidos. Cada uma com suas histórias, cada uma com suas tragédias, no fim, ninguém é melhor de que ninguém.

Sejamos empáticas. Aprendamos a nos colocar uma no lugar da outra. Aprendamos a oferecer apoio, seja como for. Seja criando um ambiente seguro e sem julgamentos para desabafos. Seja ajudando com uma carona pra ir buscar o filho na escola. Seja dando um abraço sincero. Seja em uma palavra de carinho. Seja consolando e tentando acalmar em um momento de nervosismo e desespero. Qual de nós nunca se sentiu sozinha e desesperada? Será que essa rivalidade toda não está fazendo com que fechemos os olhos para as ofertas de amizade ao nosso redor? Será que não andamos tão desconfiadas a ponto de achar que ninguém presta e nos fechando para o bem que alguém tem a oferecer?

Sororidade

Nem todo mundo é mau-caráter. Nem todo mundo vai te abandonar quando você precisar. Óbvio que devemos tomar cuidado pois há gente ruim e mal intencionada não importa o sexo. Mas há muita gente boa também. Precisamos prestar atenção na mensagem que estamos enviando ao mundo. Será que é tão difícil assim nos abrirmos para amizades gratuitas?

Sejamos irmãs. <3

2 thoughts on “Sororidade: e se parássemos de ver outras mulheres como rivais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.