Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar – Review

Eu sou muito, mas muito suspeita mesmo em falar desta franquia. Primeiro porque amo tudo sobre piratas e segundo porque tenho uma relação especial com a atração Piratas do Caribe da Disney. Claro que fiquei louca para ver Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, o quinto filme da franquia.

Piratas do Caribe

Piratas do Caribe na Disney

Digo que sou suspeita, pois, não sei se vocês sabem, mas a franquia de filmes foi inspirada em uma antiga atração da Disney. Quando eu visitei pela primeira vez os parques, ninguém imaginava que a atração um dia daria um enredo para um filme, quanto mais de uma franquia inteira.

Fui pela primeira vez na Disney em 92. E foi visitando o Magic Kingdom que conheci a atração Piratas do Caribe. Fui com meus pais e irmão e lembro que todos nos divertimos muito.  Os bonecos quase pareciam pessoas de verdade. Os movimentos, a música, os piratas bêbados e a batalha entre navios que “quase” acertam os espectadores. Simplesmente uma experiência fantástica. Por isso que, quando os filmes foram lançados, me apaixonei por eles também.

Sempre que volto na Disney, gosto de ir nesse brinquedo. Depois dos filmes eles adicionaram bonecos o Jack Sparrow tão perfeitos que você diria que é o ator de verdade.

Falando nisso, vocês viram a ação que a Disney fez no brinquedo? Johnny Depp fez essa surpresa pros fãs no inicio do mês, se vestindo de Jack Sparrow e dando um sustinho em quem andava no brinquedo na Disneylandia:

A Disney sabe fazer as coisas de maneira tão mágica, que é impossível você não sair dos parques super feliz.

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

Nos EUA o filme recebeu o titulo de “Dead Men Tells no Tales“, que seria algo como “Homens mortos não contam histórias”. Porém em vários países decidiram mudar o título para Vingança de Salazar. Ninguém entendeu muito bem o porquê disso, e houve até quem dissesse que parecia um nome de episódio do programa Chaves. No fim das contas isso acaba perdendo a importância.

Piratas do caribe: A Vingança de Salazar é um filme divertido, voltado pra família, que lembra bastante os primeiros filmes da franquia.  De uma certa maneira é reconfortante quando o Capitão Jack Sparrow  aparece novamente na telona, aprontando uma das suas. A cena do banco,  que introduz o personagem no filme, é maravilhosamente mentirosa e divertida. Outra que eu adorei e morri de rir foi a cena da guilhotina. Não vou dar mais detalhes porque seria spoiler e não quero estragar sua experiência com o filme.

Piratas do Caribe

O que Piratas do Caribe ser tão querido pelos fãs está no filme. Aquela fórmula que faz o filme ser diversão garantida: Capitão Jack Sparrow atraindo confusão, vários querendo matar ele, uma maldição a ser quebrada, um artefato a ser encontrado, um casal que se apaixona, um super vilão, muita aventura, batalhas e aquele ritmo incansável.  Até o icônico navio Black Pearl está lá. Alguns personagens queridos, que não estiveram presentes em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas,  também voltam nesta sequencia.

Piratas do Caribe

Os efeitos especiais estão impecáveis. O exército de fantasmas que acompanham o vilão Capitão Salazar são surpreendentemente bem feitos. Em um flashback vemos Jack Sparrow bem novinho, como próprio Johnny Depp sendo rejuvenescido por efeitos de CGI. Assisti em 3D, porém acho que a experiência em 2D seria tão boa quanto. A fotografia do filme está belíssima, e, muitas das cenas são claras predominando tons de azul. Foi filmado em Queensland na Austrália, o que confere ao filme as mais belas cenas.

Piratas do Caribe

Piratas do Caribe

A direção é de Joachim Rønning e Espen Sandberg. Javier Bardem interpreta o vilão Capitão Salazar. O elenco traz ainda Brenton Thwaites como Henry Turner, Kaya Scodelario como Carina Smyth, Orlando Bloom (Will Turner) e Geoffrey Rush, nosso querido e ao mesmo tempo odiado Capitão Barbossa. Tem também uma divertida participação especial de Paul McCartney.

Há uma cena pós-créditos que vale a pena conferir. Ela dá dicas sobre o futuro da franquia!

Johnny Depp estaria cansado de Jack Sparrow?

As coisas não andam muito boas pro lado de Johnny Depp nos últimos tempos. Ele que foi de um dos atores mais amados pelo público a um dos mais rejeitados devido aos recentes escândalos de sua vida pessoal. Lembra de como todo mundo amou quando ele foi fazer uma surpresa para crianças em hospitais? Era um ator muito querido.

Há quem diga que o ator esteja se cansando de seu papel, mas eu me pergunto até que ponto ele não está cansado das polêmicas envolvendo o nome dele. Me pergunto também de que maneira isso tudo poderia refletir em sua performance nas telas.

Jack Sparrow também passa por poucas e boas no filme, enfrentando uma verdadeira onda de má sorte. O fato é que eu adoro o personagem que sempre me diverte tanto e custo a acreditar que o ator fosse capaz das atrocidades de que tem sido acusado. Me entristece muito, pois tanto o ator quanto o personagem são muito queridos pra mim. Então espero sinceramente que ele não esteja cansado do papel, e que ele possa continuar atuando como o Capitão Jack Sparrow. Quanto aos escândalos da vida pessoal dele, realmente não sei o que dizer.

Trailer

Já assistiram o filme? O que acharam desta aventura de Jack Sparrow? Deixem suas opiniões nos comentários 🙂

Para mais dicas de filmes e séries, dá uma olhada aqui. 🙂

A imagens são todas do site oficial da franquia.

2 thoughts on “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar – Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *