Mythos, mitologia grega por Stephen Fry

Já que o assunto ultimamente tem sido Grécia Antiga e Mitologia Grega por causa de Assassin’s Creed Odyssey, trago para vocês um delicioso achado. O livro Mythos do ator britânico Stephen Fry que foi lançado em setembro de 2018 pela Editora Planeta. Na minha última ida à livraria próxima de casa, estava tão absorta pelo tema por causa do game, que quando bati o olho neste livro, precisei trazer para casa.

Livro Mythos de Stephen Fry

Neste livro, com tradução de Helena Londres, o autor conta de uma maneira leve e divertida, com aquele humor típico britânico, diversos mitos de heróis, deuses e titãs. Uma leitura fácil para quem quer conhecer os mitos gregos. Além de nos mostrar a origem de várias palavras que um jeito ou de outro se apresentam nos nomes dos seres mitológicos.

A obra de Stephen Fry tem um tom super atual, quando ele faz referência a elementos da cultura pop para situar o leitor. Nos diálogos e descrições Fry tece a personalidade de cada ser mitológico, mostrando-nos que deuses e titãs podem ser gente como a gente. Só que, como vemos na contracapa, muito mais poderosos e intensos. Ou seja, um rompante de raiva de um deus causa tragédias imensas.

Mythos é um livro divertido. Um deleite. Conseguimos imaginar cada situação contada pelo autor com perfeição e até rir de algumas reações dos deuses. Como quando Réia embebeda Cronos, muito p da vida pelo o que ele fez com os filhos dela e ele tem a pachorra de dizer que a ama. Casos de família, meus caros, casos de família na Grécia Antiga.

Detalhe mapa da Grécia, livro Mythos
Mapa da Grécia onde os mitos têm lugar.

Você deve reconhecer Stephen Fry de alguns de seus papéis em filmes. V de Vendetta, Sherlock Holmes, O Hobbit são alguns filmes em que podemos vê-lo fazendo alguma participação. Fez parte de algumas séries também, como a série Bones. Além de ator, Fry é roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante.

O autor do livro
A contracapa do livro com uma foto de Fry mais jovem. Achei digno usar uma foto antiga. rsrsrs

Como eu disse anteriormente, Mythos é uma publicação da Editora Planeta pelo selo Minotauro. A excelente tradução é de Helena Londres.

Para mais dicas de leitura, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *