Confeitaria- Minhas aventuras na arte de confeitar

Eu tenho várias paixões nessa vida. Amo ler, escrever, desenhar, criar, fotografar, filmes, séries, Disney, cores… e sou apaixonada por confeitaria. Acho um mundo lindo, colorido e saboroso.  Meu sonho é um dia ser muito boa nisso. Amo doces (quase um vício mesmo) e desde muito criança a responsabilidade das sobremesas lá de casa era minha. Mas nunca havia experimentado, até recentemente, ousar na decoração de bolos.

confeitaria

Foi assistindo Mandou Bem (Nailed it) e outros shows de confeitaria como Sugar Rush e Zumbo’s Just Desserts – todos na Netflix – que eu resolvi colocar a mão na massa. Com todo o meu amadorismo, minha paixão, e depois de assistir vários tutoriais no YouTube, arrisquei fazer um bolo arco-íris, só pelo prazer de misturar as cores. Sou designer, amo cores, e foi lindo de se ver.

Um dos canais que achei e que me ajudou bastante com várias dicas foi o Cupcake Jemma. Jemma é uma inglesa que tem uma confeitaria chamada Crumbs & Doilies em Londres. Os vídeos dela são todos em inglês (obviamente), e as receitas às vezes levam coisas que não encontramos aqui (como buttlermilk, por exemplo, que é o liquido que resulta quando batemos o creme de leite fresco ou nata, separando a gordura do líquido. A gordura é a manteiga, e o liquido é a buttermilk). Mas tem dicas bem bacanas sobre várias técnicas de confeitaria, seja na preparação dos doces e bolos, seja na decoração dos bolos e cupcakes. Além disso gostei do astral dela. Ela parece bem acessível, sempre animada e não poupa dicas ou faz segredos. Ela tem um livro também, com algumas de suas receitas.

Super animada em colocar a mão na massa para fazer o meu primeiro bolo colorido, fui a uma loja e comprei algumas ferramentas necessárias. Mas confesso que eu tava mais animada com os corantes do que qualquer outra coisa. Estava louca para ver aquelas cores acontecerem. Mas a dúvida era como incorporar as cores na massa? Simplesmente jogo tudo lá e misturo? Não, meus amigos, o que eu aprendi assistindo os vídeos da Cupcake Jemma é que a primeira coisa a se fazer é dividir a quantidade de leite que vai na receita em 7 porções iguais e adicionar em cada porção um pouquinho de corante, fazendo assim as 7 cores do arco-íris. Eu fiz apenas 6 cores, pois como só tinha 3 formas, eu preferi assar as massas em duas etapas.

A receita de bolo que eu segui foi uma bastante simples que leva leite de coco no lugar do leite. Preparei todo o resto da massa, deixando pra acrescentar somente no final o leite com corante. Dividi a massa em 6 porções iguais em potinhos e fui colocando uma a uma o leite de coco com as cores vermelha, laranja, amarelo, verde, azul e lilás. As cores ficaram lindas, bem vivas. coloquei nas formas, levei para assar, e depois do tempo certo, eu tinha 6 massas lindas, coloridas, e fofinhas.

confeitaria

Depois disso preparei os recheios e quando os bolos esfriaram, parti para a montagem. Tudo ia bem até que eu me dei conta que coloquei a ordem das cores ao contrario. Deveria finalizar com o roxinho ao invés do vermelho. Daí tentamos virar o bolo inteiro  – meu namorado estava me ajudando nessa aventura – e quase houve uma tragédia. Basicamente ele virou uma torre de pisa hahah. Acabei optando por deixar como estava e tive que meter a mãozona mesmo para poder deixar ele reto outra vez. Fiquei com a mão cheia de buttercream (que aprendi no canal da Cupcake Jemma), mas pelo menos salvei o bolo de desmoronar inteiro.

confeitaria

Deixei ele um pouco na geladeira para firmar, e quando tirei a buttercream estava durinha, pronta pra receber a segunda camada. Tive que preparar mais buttercream porque a primeira não foi suficiente. E que inferno foi tentar alisar a buttercream. Nunca tinha feito, então cortei um dobrado e no fim das contas deixei o mais liso que consegui e parti pra brincar um pouco com pasta americana. Também nunca tinha mexido em uma, estava tudo sendo uma grande descoberta. E foi uma delicia, como brincar de massinha. Fiz só alguns detalhes para enfeitar o bolo, só para ver como funciona.

Foi divertido. Levei um dia inteiro quase, mas olha, nunca me diverti tanto fazendo alguma coisa. Assim que ficou pronto, não esperei muito e já cortei. Queria MUITO ver como tinha ficado por dentro.

confeitaria - bolo arco-iris
Arco-íris! Yey!!

 

Pode não ter ficado perfeito, mas ficou uma delicia e eu fiquei muito contente de fazer. Ficou muito gostoso mesmo, modéstia a parte.

Tão contente que imediatamente já fiquei vendo outros vídeos pra escolher qual seria o meu próximo desafio. Eu adoro desafiar a mim mesma para aprender coisas novas. E gosto de me aperfeiçoar nas coisas aos poucos.

Na última quinta-feira eu decidi fazer cupcakes seguindo uma receita básica. Não chega a ser um desafio, pois já havia feito cupcakes antes, fora bolos que já estou cansada de saber fazer. Mas eu queria praticar. Então fiz 12 cupcakes de baunilha. Não contente, decidi rechear com ganache de chocolate branco – que modéstia a parte ficou muito delícia e tão cremoso que quase parecia uma buttercream. E eu queria decorar com buttercream.

confeitaria
Cupcakes assados e recebendo o recheio de ganache de chocolate branco. Dica! Forminhas de silicone são ótimas porque não grudam, mas são péssimas pra lavar. Prefira as descartáveis. =)

Mas, algumas coisas deram errado no processo. Uma foi que fiz pouco buttercream e a consistência deveria ser mais firme. A outra é que, bem, eu ainda sou um desastre na hora de usar aqueles saquinhos e bicos de confeiteiro. Sem prática, não soube fazer direito a decoração, mas até que acertei esses dois. Um a cobertura é buttercream, o outro é o ganache que havia sobrado. A consistência dele estava perfeita para decorar, mas o meu amadorismo mandou um beijo. hahahah

confeitaria

Enfim, essas foram minhas recentes aventuras na arte da confeitaria. Sou completamente amadora no assunto, então só queria dividir um pouquinho com vocês essa experiência que, por mais que as coisas não saiam exatamente como eu gostaria que saíssem, foi super divertida. E de quebra ainda descobri muitas coisas bacanas que nem fazia ideia, coisas que a gente só descobre quando põe a mão na massa (literalmente).

E vocês? O que desperta a paixão de vocês? O que os inspira? Deixe nos comentários suas experiências que fazem (ou fizeram) seu coração mais feliz!

Para mais textos de experiências, comportamento e lifestyle, clique aqui. 😉

 

3 thoughts on “Confeitaria- Minhas aventuras na arte de confeitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.