Doutor Estranho e a redenção da Feiticeira Escarlate

Divulgação: Disney

Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura é um filme que, infelizmente, muitos acharam ruim. Com o hype criado muito alto (muito devido ao filme Homem Aranha Sem Volta pra Casa), ao chegar nos cinemas o filme foi decepcionante para muitos fãs. Eu mesma acabei assistindo-o apenas quando ficou disponível na Disney+ e assim sem ter grandes expectativas acabei me divertindo muito com o filme. E, tudo bem. Na verdade eu gostaria de falar da Wanda e de todo o seu arco que começa em sua primeira aparição no filme dos Vingadores, passa pelo luto – infelizmente mal elaborado – em WandaVision, e culmina no que vimos em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura.

Antes de me aprofundar no texto é importante avisar que CONTÉM SPOILERS tanto de WandaVision quanto de Doutor Estranho.

O fato é que Wanda (Elizabeth Olsen), ao tomar posse do Darkhold e começar a estudá-lo como vimos na cena de pós créditos da série, descobre que seus filhos existem em outra realidade. Ela já tinha perdido o irmão, já tinha perdido o amor de sua vida Visão (Paul Bettany) e, no auge de sua dor, ao tentar criar uma realidade onde ela fosse feliz com aqueles que amava e já havia perdido, ela acabou magicamente criando também seus dois filhos gêmeos. Filhos estes dos quais ela abriu mão, juntamente com Visão e todo o resto quando libertou os moradores daquela pobre cidade Westview de sua ilusão.

Divulgação: Disney

Assim Wanda pareceu se redimir. No entanto, o que Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura nos mostra é que ela apenas finge viver uma vida resignada e sem magia. De fato, estando em posse do Darkhold ela descobre que como Feiticeira Escarlate ela tem poderes quase que ilimitados e decide ir atrás de seus filhos em um outro universo paralelo onde ela fosse feliz com eles. O que vemos aqui é seu luto muito mais intensificado agora. Perda do irmão, perda do amor de sua vida e perda dos filhos.

Filhos criados magicamente? Sim, mas ela os amou, os criou, e sente a enorme perda que é para uma mãe a falta de um filho. Alguns questionaram “Ah mas ela foi atrás dos filhos e não quis procurar pelo Visão? Não faz sentido!” e eu respondo que faz sim. Faz sentido tanto emocionalmente falando quanto na escolha de caminho narrativo.

Divulgação: Disney

A narrativa ficaria extremamente repetitiva se mais uma vez ela buscasse por Visão. Tem uma série inteira falando sobre isso. Uma série de diversos episódios. Pra mim, na minha opinião, ficaria extremamente chato ver ela mais uma vez chorando pelo seu amor e tentando a todo custo tê-lo. Quem assistiu WandaVision certamente iria pensar “ai, de novo isso?”.

Emocionalmente falando eu não tenho muito a argumentar além do fato de apenas poder imaginar o quão doloroso e visceral pra uma mãe é perder um filho. Dois então, nem se fala. Daí cabe uma sensibilidade que talvez nem todos entendam: “vou atrás dos meus filhos ou do android que eu amo primeiro?” Sabe.. não tem como questionar isso.

Mas a questão é que Wanda está em total desespero e dor, sofrendo um lacerante vazio pela falta dos filhos. E é essa a motivação dela: reaver seus filhos a todo custo. Tomada pela cegueira que a dor emocional lhe causa, ela pouco se importa com as consequências de seus atos. Ela quebra todas as leis do universo, mata pessoas que ficam em seu caminho e não tem nada e nem ninguém que a faça mudar de ideia. Muito menos Doutor Estranho com seus argumentos pífios que apenas serviram para aumentar a fúria da Feiticeira Escarlate.

Ela apenas vai compreender o monstro no qual estava se tornando quando a versão de seus filhos de outro universo olham para ela completamente aterrorizados e ela finalmente se enxerga. Entendendo, então, que ela não podia simplesmente se livrar de sua outra versão presente naquele universo e lhe roubar os filhos. Entendendo que tudo o que fez trouxe consequências nefastas. E é só então que ela busca sua verdadeira redenção ao destruir-se juntamente dom o Darkhold.

Ou pelo menos é assim que o roteiro procura nos passar, ainda que haja uma esperança dela ter escapado no último segundo.

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) é um coadjuvante em seu próprio filme. Ele luta, é verdade, mas não é ele quem salva o dia, nem America Chavez (Xochitl Gomez), nem os Iluminati, nem mesmo Wong(Benedict Wong) . São os filhos de Wanda.

E você, o que achou de Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura? Deixe nos comentários!

Doutor Estranho Alucicrazy

Em breve, falarei sobre estátuas e figures de super-heróis, filmes, jogos e etc. Tudo na sessão de arte e design do blog. Até lá! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.