Pilates: o que é, como surgiu e seus benefícios

Oi gente, como estão? Vocês já devem ter ouvido falar de Pilates muitas e muitas vezes, não é? Há quem diga que seja só modinha. Mas essa modalidade está disponível aí firme e forte em diversos estúdios em todos os lugares há uns bons anos.

Pilates

Lembra que eu havia falado que estava praticando novamente neste post de uns meses atrás? Pois é, continuo firme e forte, e até aumentei minha frequência de 2 vezes na semana para 3 vezes na semana, o que deu um up no meu treino. E os resultados estão cada vez mais aparentes me deixando feliz da vida! Meus braços já começaram a ficar mais definidos e, com ajuda de atividades aeróbicas, já emagreci bastante. Assim, o trabalho muscular feito com o Pilates tem aparecido mais conforme vou queimando as gordurinhas com reeducação alimentar e corrida ou dança.

Para quem detesta musculação e quer ficar em forma, Pilates parece ser um dos exercícios mais indicados para isso. O bacana é que aula a aula, de pouquinho em pouquinho, você vai percebendo as mudanças no seu corpo. Além disto, você percebe despertar sua consciência corporal e percebe que passa a executar os exercícios de maneira mais eficiente. É uma delícia!

Mas afinal, o que é Pilates?

O método foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim.

Pilates

Olhá só esse videozinho gracinha contando um pouco mais de como surgiu o método.

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. Sem hipertrofia, sabe?

Como são as aulas?

– Apresentam exercícios suaves e eficazes (dependendo do nível do aluno, os exercícios serão mais intensos);
Poucas repetições de cada movimento;
Grande repertório de exercícios;
Aulas únicas, sem monotonia!
– Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
Não há desgaste físico.

As aulas são bastante direcionadas, sabe? Em estúdios de Pilates, geralmente são no máximo 4 alunos por professor, mas a maioria prefere trabalhar com no máximo 3. Assim, é possível dar um atendimento mais personalizado para cada aluno. Então, por mais que hajam outras pessoas fazendo aula no mesmo horário que você, os exercícios que o professor (ou professora) te passar serão diferentes dos do colega. E são sempre novos desafios!

Eu já cheguei em um nível em que a professora exige muito mais de mim do que das senhorinhas que fazem aula no mesmo horário que eu. Então, depende muito de cada um.

Pilates

Os Benefícios:

Aumenta a resistência física e mental;
– Alongamento e maior controle corporal;
Correção postural;
– Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
– Melhora da coordenação motora;
– Maior mobilidade das articulações;
Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
– Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
Fortalecimento dos órgãos internos;
– Aumento da concentração;
– Trabalha a respiração;
– Promove relaxamento.

Mas Pilates emagrece?

Esta é a pergunta que não quer calar. Então, sabe a musculação? Ela sozinha não emagrece, mas fortalece os músculos né? A tal massa magra. O Pilates também funciona assim, como uma musculação. Gasta calorias sim, mas não tanto quanto uma corrida, ou uma hora de dança, por exemplo.

A diferença do pilates para a musculação é que com o método de Joseph você consegue uma musculatura definida e “sequinha“. Seguindo uma linha mais esguia, mais elegante. A musculação te permite – com o devido tempo – a desenvolver uma hipertrofia, ou seja, deixar os músculos “grandes”.  Vai depender do seu objetivo. Se quiser ficar como uma Graciane Barbosa da vida, a melhor opção é musculação pesada e anos de dedicação. Agora, se quer só ficar elegante, sem flacidez e ter uma maior flexibilidade, pilates é para você.

Resumindo, Pilates pode sim ser uma ferramenta auxiliar no emagrecimento. Vai te ajudar a construir massa magra por debaixo das gordurinhas. Combinando pilates com alguma atividade aeróbica de sua preferência e uma alimentação bem bacana e balanceada, certeza que é sucesso. Pois não adianta só fazer exercício físico e não ajeitar a alimentação. É preciso ter esse cuidado com o que come, caso contrário você só construirá músculos por baixo da gordura e esta não irá embora sozinha.

Não existe fórmula mágica. Para emagrecer é preciso: atividade física e alimentação correta. Sem radicalismos, por favor!

Quem pode praticar?

Praticamente todo mundo pode! Este método promove harmonia muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Como eu disse anteriormente, as aulas têm poucos alunos por professor e portanto o atendimento é bastante personalizado.

Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar. O importante é sempre avisar ao professor sobre alguma limitação que você tenha, seja alguma lesão recente ou alguma dor. Assim o professor pode te ajudar direitinho, melhorando sua qualidade de vida e evitando maiores lesões.

Eu acho que todos deveriam praticar. Só faz bem. Ao corpo, ao coração, à mente, à alma. Absolutamente tudo fica melhor. Eu até já ando mais confiante aonde quer que eu vá!

O fato é que, não importa qual modalidade você escolha ou se identifique, o importante é sempre se mexer. Ficar parado faz mal a saúde. Vivamos mais saudáveis e felizes. 🙂

Meus objetivos fitness - Pilates
Foto minha praticando pilates de alguns anos (2011). Ainda tenho que tirar uma nova foto, mas prometo postar uma atual no meu instagram. Aliás, me segue lá! 🙂

One thought on “Pilates: o que é, como surgiu e seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.