Viagem: Conhecendo o Castelo de Chenonceau no Vale do Loire

Oi, tudo bem com vocês? Como prometido, desta vez não vou falar sobre Disney! Mas vim contar um pouco da minha viagem à França e, principalmente, sobre o Castelo de Chenonceau, o  château (castelo) que foi bastante disputado por rainhas e amantes de reis!

Castelo Chenonceau
Visão geral do Castelo de Chenonceau. Fotografia de Marc Jauneaud. Cedida pela acessoria de imprensa Apyrene (http://www.apyrene.com/) Site do castelo: http://www.chenonceau.com/ | Merci beaucoup pour votre aide et collaboration 🙂
Série Reign e o Castelo de Chenonceau

Em 2014 eu tive a oportunidade de fazer uma viagem linda com minha mãe pela França. Visitamos a maravilhosa Paris (como já falei brevemente neste post sobre as farmácias incríveis de lá), Rouen a cidade de Joana D’Arc e alguns dos deslumbrantes castelos do Vale do Loire. Foram passeios inesquecíveis e aos poucos vou contando para vocês. Dá saudade dessa viagem, e ainda mais saudade da minha parceira de viagens.  Mas vamos falar de coisas boas!

Vim mostrar um pouco do castelo de Chenonceau, um castelo polêmico, que foi cenário de muitas festas grandiosas, amores, traições e fofocas. Um castelo bastante citado na série Reign, porém nunca mostrado.

Falando rapidamente da série, posso dizer que é até bem bacaninha. O que eu não gostei absolutamente foi o fato de os roteiristas pegaram a história real da rainha Maria Stuart (Mary Stuart), amassaram, jogaram fora, pegaram os pontos principais e usaram de muita licença poética para criar uma trama que prendesse principalmente os jovens. O que é válido também, desde que os jovens não achem que a história real fosse essa coisa meio novelinha que fizeram.

Mas onde o castelo de Chenonceau entra nessa história? Resumidamente falando, a rainha da Escócia Mary Stuart cresceu na corte  do rei Henrique II de França e sua esposa rainha Catarina de Médici. Acontece que Henrique segundo tinha sua amante oficial (como a maioria dos reis) e era completamente apaixonado por ela. Seu nome era Diane de Poitiers, para quem o rei deu de presente o castelo de Chenonceau. Após a morte de Henrique, Catarina expulsou Diana e quis o castelo para si.

Um pouco da história do Castelo de Chenonceau – só um pouco, pois a história é complicadinha.

O Château de Chenonceau é conhecido como o Castelo das Sete Damas.   A  primeira versão do castelo foi construída na Idade Média, século XIII. Porém a formação atual começou a surgir no século XVI, com Thomas Bohier, Camareiro do Rei Carlos VIII, que o adquiriu em 1513. Thomas Bohier iniciou a construção do castelo, que teve a supervisão direta da sua esposa Catherine Briçonnet, a primeira dama do castelo. Mais tarde, o filho de Bohier foi desapropriado, sendo o château entregue ao Rei Francisco I por dívidas  à Coroa, passando assim a pertencer à nobreza.

Rainha Mary Stuart e Rainha Catherine de Medici
– Olha lá, Maria, Diana se achando! Ela vai ver só, essa safada!
– Se acalma Catarina, mal sabe ela que logo logo você expulsa ela do Château de Chenonceau!

 

Quando o rei Francisco I morreu, Henrique II deu o castelo de presente à amante Diane. Depois que Henrique II morreu, como já citei anteriormente, sua esposa a rainha Catarina de Médici expulsou Diane e tomou o castelo. Fez melhorias e promoveu festas suntuosas. Depois de Catarina, foi a vez de Louise de Lorraine, nora de Catarina,  a habitar o castelo quando enviuvou de Henrique III. A rainha Louise, em depressão, vagava a esmo pelo castelo vestindo suas vestes de dormir, parecendo um fantasminha.  Nesse período as festas não aconteciam mais.

Após a morte de Louise, o castelo passa como herança para Françoise de Mercoeur, sobrinha de Louise e mulher de César de Vendôme, filho legítimo do rei Henrique IV e de sua favorita Gabrielle d’Estrées.

Depois Louise, o castelo deixou de pertencer à realeza e três outras mulheres habitaram o château (castelo): Madame Louise Dupin, esposa de um proprietário rural, oferecia grandes festas para os grandes pensadores da época, como Voltaire e  Montesquieu. Ela também salvou o palácio da destruição durante a Revolução Francesa, preservando-o da destruição pela Guarda Revolucionária.

Marguerite Pelouze,  foi a próxima senhora de Chenonceau. Em seguida, Simone Menier, enfermeira que administrou um hospital montando no castelo durante a Primeira Guerra Mundial.

Mas vamos ao que interessa: o Castelo de Chenonceau

Tantas disputas pelo château poderiam até ser justificáveis, afinal o castelo é uma graça. Ele não é um dos castelos mais grandiosos – em comparação com o castelo de Chambord ele, pode ser considerado pequeno – mas com certeza um dos mais graciosos.

Castelo de Chenonceau
O caminho que leva ao castelo já é mágico por si só.

 

Castelo de Chenonceau
Ingresso em mãos
Castelo de Chenonceau
Grupo de passeio chegando no Castelo de Chenonceau
Castelo de Chenonceau
Fachada do castelo de Chenonceau e a única torre que sobrou do primeiro castelo construído na idade média.
Castelo de Chenonceau
Um dos primeiros cômodos do castelo é uma capelinha bem pequena, mas de extrema beleza. | Nosso guia explicando sobre a capela.
Visão geral da capela. Fotografia de Dominique Couineau. Cedida pela acessoria de imprensa Apyrene (http://www.apyrene.com/) Site do castelo: http://www.chenonceau.com/ | Merci beaucoup pour votre aide et collaboration 🙂

 

Castelo de Chenonceau
Quarto de Diane de Poitiers. Interessante notar duas coisas: Acima da lareira a pintura retrata Catarina de Médici. Aparentemente, ao tomar o castelo para si, Catarina fez questão de marcar terreno.
Além disso, as letras entalhadas na lareira são “H” de Henrique e dois “Cs” cruzados que podem dar a impressão de um “D”. “C” de Catarina e “D” de Diane.
Visão geral do quarto de Diane de Poitiers. Fotografia de Dominique Couineau. Cedida pela acessoria de imprensa Apyrene (http://www.apyrene.com/) Site do castelo: http://www.chenonceau.com/ | Merci beaucoup pour votre aide et collaboration 🙂

 

Castelo de Chenonceau
Galeria do Castelo de Chenonceau. Diane construiu uma ponte sobre o rio Cher, de 60 metros de comprimento por 6 de largura. Catarina quando tomou o castelo aproveitou a ponte para construir esta galeria de dois andares. Nesta parte da galeria iluminada por 18 janelas sobre o rio, Catarina promovia seus suntuosos bailes. No segundo andar da galeria existe um salão com várias obras de arte.

 

Castelo de Chenonceau

Cama de Catarina de Médici.

Castelo de Chenonceau
Visão geral do quarto de Catarina de Medici. Fotografia de Dominique Couineau. Cedida pela acessoria de imprensa Apyrene (http://www.apyrene.com/) Site do castelo: http://www.chenonceau.com/ | Merci beaucoup pour votre aide et collaboration 🙂

Castelo de Chenonceau

Quarto das cinco rainhas. Nele se hospedaram Maria Stuart, Margarida de Valois, Isabel de Valois, Isabel da Áustria e Louise de Lorraine.

Castelo de ChenonceauEu, fazendo a fotógrafa séria, no espelho da Chambre de César de Vendôme

Castelo de Chenonceau
Quarto onde habitou Louise de Lorraine. O quarto tem os tetos e paredes negras, motivos fúnebres devido ao luto da rainha.

 

Minha visita ao castelo foi bem rápida, pois estávamos em excursão e no mesmo dia visitamos mais dois castelos. Mais pra frente contarei sobre o castelo de Chambord que também tive a oportunidade de visitar.

Existem muitas outras coisas para se mostrar deste castelo ainda, por isso decidi dividir esse post em duas partes. No próximo post mostrarei a área externa do castelo(os jardins), a cozinha, o restaurante destinado aos visitantes e contarei como fiz pra ir visitar esse e outros castelos.

Espero que tenham gostado, e até lá! 🙂

One thought on “Viagem: Conhecendo o Castelo de Chenonceau no Vale do Loire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.