Trono de Vidro 3 – Herdeira do Fogo de Sarah J. Maas

Acabo de terminar de ler Trono de Vidro 3 e já vou logo avisando que estou muito empolgada e que esse post pode conter spoilers sim! Então se você não gosta de spoilers, fuja para as montanhas! Ou apenas leia outros textos do blog pois tem muita coisa legal por aqui. 🙂

Trono de Vidro 3

A cada livro que leio da série de Sarah J. Maas fico impressionada com a habilidade da autora em desenvolver a história. E como aspirante a escritora, observo atentamente como a história vai se desenvolvendo e aprendo muito com isso.

Estamos no livro 3 de 6 volumes. É um livro super grosso com 516 páginas e você pensa “Como tem tanta história pra contar? Será enrolação?”. Mas a autora é habilidosa e tem sim muita história pra contar. Zero enrolação.

Em Trono de Vidro 3, já sabemos quem Celaena é de verdade. A assassina não é ninguém menos que Aelin Galanthynius, uma semifeérica e ninguém menos que a rainha de Terrasen por direito e herança. O problema é que desde que seus pais foram assassinados ela não quer ser Aelin. Não quer de jeito nenhum. Seu comportamento de criança mimada é irritante o bastante para algumas pessoas que a cercam nesse livro.

No volume anterior ela partiu de Adarlan a mando do Rei para supostamente assassinar a família real de Wendlyn. Mas na verdade, tudo não passa de um plano de Chaol para proteger a mulher que ama, enviando-a para longe do Rei por medo deste descobrir o que ela realmente é, um ser mágico. O que Chaol não sabia ao manda-la para longe, e, descobre nas ultimas páginas de Coroa da Meia-Noite,  é que ela não era apenas um ser com sangue feérico qualquer. A letal assassina de Adarlan nada mais é que “dona da porra toda”.

Trono de Vidro 3 – Herdeira do Fogo

Trono de Vidro 3 começa com Celaena já nas distantes terras de Wendlyn, sem dinheiro, suja, bebendo vinho, tomando sol, enquanto observa os movimentos do palácio e arquiteta uma maneira de chegar à sua terrível tia Maeve para descobrir como derrotar o Rei de Ardalan que anda mexendo com umas magias negras brabas e para vingar sua amiga princesa Nehemia.

Aí que novos personagens começam a ser apresentados e os planos de Celaena são atrasados mais do que ela imaginava. Rowan Whitethorn Galathynius, um príncipe guerreiro feérico de tirar o fôlego, surge para, ao que parece, dificultar bastante a vida da jovem. Caladão e de aparente mau-humor, tira Celaena do sério com suas provocações. Ele é um ser imortal que já viveu muito e já viu muita coisa, não se deixa abalar pelos pitis da garota voluntariosa que aos seus olhos não passa de uma criança irritante.

A teimosa garota não quer saber de assumir o trono. Mas Rowan é quem insiste e a força a aceitar seu lado feérico através de um treinamento duro e sem piedade. Ai esses dois… brigam muito! Mas como tudo se desenvolve é uma delicia de se ver. Em paralelo aos treinamentos de Celaena, a assassina e o príncipe feérico investigam corpos de semifeéricos que Rowan encontrou jogados perto do rio. Essa investigação deles leva a uma descoberta de que algo grandiosamente maléfico está sendo feito.

Enquanto isso em Adarlan, Chaol e Dorian se distanciam por conta do segredo de Dorian. O príncipe de Adarlan, por sua vez encontra apoio e conforto nos braços de Sorcha, uma discreta e tímida curandeira do castelo. Ela desempenha um papel importante na vida do príncipe nesse ponto, e os dois se apegam um ao outro de verdade.

Chaol por sua vez se vê em conflito pelos seus sentimentos por Celaena, enquanto faz mais descobertas a respeito do passado da assassina. Um arrogante primo de Celaena, Aedion é apresentado no livro. Ele tem tudo pra ser um anti-herói, e é. Mas com o desenrolar da história vamos vendo que ele não é  exatamente o que aparenta ser.

Ao mesmo tempo, mesmo com a amizade abalada pelos eventos do livro anterior, Chaol e Dorian descobrem como o Rei expurgou a magia em Adarlan se usando de uma poderosa magia negra. Ao entender como o rei conseguiu aquilo, eles acabam descobrindo uma maneira de trazer a magia de volta. Mas há muitos obstáculos a serem enfrentados ainda antes que consigam fazer qualquer coisa.

Manon Bico Negro e os clãs de bruxas rivais

Enquanto esses eventos se desenrolam, somos apresentados a Manon. Uma cruel bruxa de dentes de ferro. Assassina fria e implacável, de uma beleza feroz, ela e seu clã Bico Negro são convidadas pelo rei a irem até do Desfiladeiro Ferian. Lá, não apenas o seu clã, como os clãs rivais das Pernas Amarelas e das Sangue Azul, são apresentadas às abomináveis serpentes aladas. Criaturas criadas para servirem de letais montarias voadoras.

Os capítulos envolvendo Manon e as demais bruxas foram fascinantes pra mim. Claro que ao sair de capítulos empolgantes como os de Celaena e cair em um capítulo completamente diferente como os das bruxas, deixam a gente achando que não vai ser tão bom. Mas os capítulos são bons sim. Anunciam uma guerra horrenda que está por vir e nos mostra melhor Manon que vai crescendo como personagem. O desenvolvimento dela não é nada obvio. Mas nos dá uma noção de que ela ainda vai desempenhar um papel importante dessa história toda, no lado opositor à Aelin.

Trono de Vidro 3

O crescimento de Celaena

Celaena começa esse livro ainda uma garota mimada. Sua arrogância ainda muito presente a faz cometer vários erros e injustiças. Mas é definitivamente o livro onde tudo muda para ela. Os desafios que ela enfrenta acabam sendo maiores do que ela poderia imaginar e a confrontação forçada com o seu passado a faz despertar finalmente. Porque ninguém mais aguentava a adolescente mimada. Nesta confrontação com seu passado entendemos o porquê dela não querer voltar àquela vida. São muitos e profundos traumas. Dá vontade de chorar ao ler.

Em Trono de Vidro 3, Celaena entra como menina mimada e sai como mulher forte, corajosa, pronta para reclamar sua coroa. O seu foco muda e ela não pensa mais apenas em seu próprio umbigo. Ela finalmente entende que precisa amadurecer, parar de fugir e pensar em seu povo escravizado há 10 anos. Dá um orgulho da garota no final do livro. É como se finalmente ela aceitasse a jornada que vai precisar enfrentar e não tem mais medo. Dá um orgulho danado mesmo. Ela finalmente se deixa florescer e resolve tomar as rédeas de sua vida. De seu reino. E salvar o povo que espera por ela.

Mais uma vez são várias revelações importantes que dão a deixa para a continuidade da história no próximo livro. Estou empolgada pra começar a ler o livro 4? Muito!

Não conhece a série e quer saber mais? Tenho resenhas dos livros 1, 1.5 e 2 bem nesses links!

Trono de Vidro 3 – Herdeira do Fogo é  da Editora Galera Record, com tradução de Mariana Kohnert.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.