Em clima de 7 de Setembro, dica de passeio – Espaço Cultural da Marinha do Brasil

Eu sei que a situação no nosso país não é muito boa e que está complicado manter o espírito de patriotismo. Eu posso falar por mim mesma quando digo isso. Quando pequena fui educada a ter amor pelo nosso país. Íamos a desfiles cívicos, pendurávamos bandeira na janela… É uma tristeza a situação que vivemos nos dias de hoje, mas deixa eu falar pra vocês sobre o Espaço Cultural da Marinha aqui no Rio de Janeiro. Eles tem passeios bem bacanas.

Espaço Cultural da Marinha
Trecho do Boulevard Olímpico. À direita o Espaço Cultural da Marinha.

 

Outro dia eu estava no centro da cidade resolvendo umas coisinhas. Estava um dia lindo e resolvi andar por ali pelo Boulevard Olímpico. Aquilo ficou bem bonito depois da reforma né? A revitalização daquela área valeu a pena. Pois bem, o Espaço Cultural da Marinha fica ali no Boulevard, entre a Candelária e a Praça XV. Fácil de chegar e achar.

Lá, a Marinha oferece visitações ao Navio-Museu Bauru, ao submarino Riachuelo, ao helicóptero “Sea King”, ao Carro Blindado Cascavel, à Nau dos descobrimentos. Além disso tem o famoso passeio à Ilha Fiscal. Os passeios guiados acontecem apenas de 5ª a domingo, e os ingressos são vendidos apenas no próprio dia da visita, entre 11h e 15h10.

Realizado pela Baía de Guanabara a bordo do Rebocador Laurindo Pitta ou da Escuna Nogueira da Gama, esse passeio é um dos mais belos do Rio de Janeiro, permitindo ao visitante avistar, de uma forma encantadora, os principais pontos turísticos e históricos da cidade da Cidade Maravilhosa. No decorrer do passeio, uma guia turística apresentará as curiosidades e histórias, interagindo a todo momento com os visitantes.

Espaço Cultural da Marinha
A Nau dos Descobrimentos – Adaptada cenograficamente, por meio de um projeto da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, a embarcação abriga uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI.

O ideal é ir em dias de tempo bom, pois Passeio Marítimo poderá ser cancelado em caso de mau tempo e nevoeiro.  O visitante que adquirir o ingresso para o Passeio Marítimo também tem direito a visitar as atrações do Espaço Cultural da Marinha. Bacana né?

O bom é ligar pra lá antes pra ver se os passeios estão acontecendo normalmente. Dá até para agendar o passeio por telefone se o grupo tiver mais de dez pessoas. Tá tudo explicadinho no site deles, inclusive o roteiro do passeio.

Por que eu indico esses passeios? Porque além de ser lindo e ser uma experiência super bacana, acho que estamos precisando de nos lembrar de algumas coisa da nossa história. É bom conhecer nossa própria história, sabe? Para entendermos de onde viemos, o que não queremos de jeito nenhum repetir e para onde queremos ir.  Além disso, o Boulevard Olímpico tem um monte de outras atrações. Tudo super pertinho, dá para fazer vários passeios bem bacanas. Mas é impossível fazer tudo em um dia só.  Esse da Ilha Fiscal é imperdível, assim como tantos outros.

Espaço Cultural da Marinha

Espaço Cultural da Marinha

Como estava com pressa, parei em frente para pegar as informações e passar pra vocês. Mas quero muito voltar lá qualquer dia desses para fazer esses passeios novamente. Quando criança, por meu pai ser militar,  eu vivia visitando coisas assim. Era legal demais. Tenho saudades.

Quando eu fizer esse passeio novamente, conto tudo aqui pra vocês. Quem aí já foi? Me contem como foi a experiência!

Aproveitem bem o feriado! 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.