The Alienist e As Crônicas de Frankenstein – duas séries de thriller psicológico na Netflix

Pra quem gosta do gênero terror, tem duas séries ótimas na Netflix pra começar a acompanhar. The Alienist e As Crônicas de Frankenstein tem todos os elementos que um bom thriller requer para funcionar.
Já aviso logo que quem não gosta do gênero é melhor nem chegar perto. O que não faltam são cadáveres bizarros, sustos, momentos de tensão e coisas inimagináveis que passam pelas cabeças dos assassinos.

The Alienist

Baseada no romance homônimo de Caleb Carr, a série é ambientada em Nova Iorque em 1826, quando uma série de assassinatos de meninos prostitutas aterrorizou a cidade. Sim, isso mesmo, meninos prostitutas, ou seja, meninos jovens que se prostituem vestindo-se de mulher.

O recém-nomeado comissário de polícia Teddy Roosevelt chama o Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Brühl) para conduzir uma investigação em segredo. Dr. Laszlo tem a ajuda de um ilustrador de jornal, John Moore (Luke Evans, que fez o Gaston de A Bela e a Fera), a quem ele pede para desenhar os cadáveres que ele vê na cena do crime.

Durante as investigações eles conhecem Sara Howard (Dakota Fanning), a secretária do comissário de polícia, bem como os irmãos gêmeos judeus Marcus e Lucius Isaacson, ambos sargentos detetives do Departamento de Polícia de Nova York.

É esse grupo que vai conduzir as investigações, mas não sem enfrentar ameaças de pessoas que não querem que o caso chame mais atenção do que deveria. Interesses políticos de algumas pessoas que tem algo a esconder.

A série se chama The Alienist (o alienista), pois o Dr. Laszlo é um psiquiatra renomado que está interessado mais em descobrir as motivações do psicopata assassino de meninos que a captura do assassino em si. Na época, acreditava-se que quem sofria com distúrbios psicológicos estava “alienado” de sua verdadeira natureza.

É um thriller bastante perturbador, com cenas fortes e comportamentos humanos impensáveis pros dias de hoje. Na verdade, impensáveis desde sempre, mas, sabe como é, em alguma coisa a humanidade já evoluiu. Pelo menos espero.

As Crônicas de Frankenstein

Já As Crônicas de Frankenstein se passa em Londres praticamente no mesmo período de The Alienist, em 1827. John Marlott (Sean Bean, de Game of Thrones e da trilogia O Senhor dos Anéis) é um policial fluvial que descobre um cadáver formado por partes do corpo de oito crianças desaparecidas. Ele também é chamado para desvendar o crime secretamente. Ele acaba descobrindo ao longo da primeira temporada que os crimes estão de certa forma relacionados aos experimentos do Dr. Frankenstein.

O Dr. Frankenstein é uma criação da escritora Mary Shelley. A escritora aparece na série como uma peça chave na investigação de John Marlott. O criminoso é alguém que, assim como o personagem fictício do romance de Shelley, é obcecado pela ideia de recriar a vida nas tentativas de reanimar os mortos.

É bacana de ver personagens históricos como a própria Mary Shelley, Sir Robert Peel, fundador da Força de Polícia Metropolitana britânica, interpretado por Tom Ward (Silent Witness) inseridos na série de ficção.

Agora a pergunta que não quer calar, eu deixo aqui pra vocês: será que o personagem de Sean Bean morre também no final da primeira temporada? Afinal esse parece ser o destino de muitos personagens dele, não é mesmo?

Não é todo mundo que tem estômago para assistir esse tipo de coisa. E não é todo dia que a gente tá no clima para assistir esse tipo de coisa numa boa, mas são séries excelentes e bem construídas. Interessante notar como até as fotos de divulgação são meio parecidas. Apesar de parecidas, não são iguais, e suas histórias são bastante envolventes.

Por enquanto a Netflix só disponibilizou a primeira temporada de ambas as séries. Espero que em breve mais temporadas sejam liberadas, pois gostaria de ver a continuação de ambas.

4 thoughts on “The Alienist e As Crônicas de Frankenstein – duas séries de thriller psicológico na Netflix

  1. Roneyb says:

    Comecei a ver as duas tem um tempinho e concordo que são ótimas, mas The Alienist me atraiu mais por causa das reflexões que os personagens trocam sobre a natureza humana e também pela complexidade da personalidade do alergista e da personagem da Dakota.

    • Cyn Cardoso says:

      Sim! Concordo. The Alienist é muito bacana justamente por causa disso, a complexidade dos personagens (o que nos leva a querer ver mais nas próximas temporada, as teorias do Alienista, o estudo da mente…). Assisti ela primeiro que as crônicas, quis ver algo semelhante depois, então a Netflix me sugeriu essa do Frankenstein. Acabei curtindo também.

  2. Alexandre says:

    Terminei hoje As Crônicas, gostei muito. Já assisti O Alienista também.

    Sobre as Crônicas só acho que eles deveriam ter mostrado ao relacionado à morte da irmã do Lorde Daniel, pra mim ficou vaga a menção. Poderiam falar do marido dela também e seus gostos peculiares. Não custa nada sonhar, mas deixaram portas abertas pra uma nova temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.