Food Design – quando a gastronomia se torna obra de arte

Vocês já devem ter visto circulando pelo facebook algumas tortas e doces com formatos incrivelmente belos e diferentes. Verdadeiras esculturas açucaradas. A chef ucraniana Dinara Kasko eleva a confeitaria a outro patamar.  Apesar de food design não ser apenas sobre a beleza dos alimentos, estas tortas são de comer com os olhos.

food design

Em colaboração com o artista de Miami, José Margulis, Kasko desenvolveu bolos e doces esculturais. Suas formas geométricas e abstratas foram criadas a partir de modelos 3D. Enquanto as esculturas de José Margulis são feitas em plástico, alumínio e acrílico, as tortas de Dinara Kasko são feitas de chocolate.

food design

Tentei transformar suas criações, feitas de plástico, alumínio e acrílico, em algo comestível, usando técnicas básicas e ingredientes. No entanto, queria preservar sua mensagem e sentir. Tinha que ser uma instalação de desempenho onde a arte foi criada por José Margulis e depois transformada por mim em uma arte comestível que seria consumida mais tarde – desaparecer assim. Eu estava transformando o objeto da arte em algo comestível que mais tarde pereceria, enfatizando a arte efêmera, a sua fugacidade em nossa vida.

 

O processo de confecção das tortas envolvem máquinas e ferramentas de corte, tais quais as usadas para as esculturas.

food design

É interessante notar que, dependendo do ângulo que você olha para as esculturas, a nossa percepção das formas e cores mudam de acordo com a incidência de luz sobre os objetos / bolos. É simplesmente fascinante. Cada objeto, cada torta, cada doce que Dinara projeta, é por si só uma narrativa, bem como as esculturas de José. Tem muito a ver com a experiência sensorial acima de tudo.

food design

Vale lembrar que food design não engloba apenas a estética dos alimentos, se assim fosse estaríamos falando apenas de styling. É muito mais profundo do que isso. Food design é também sobre propor soluções alimentares eficazes num contexto no qual o produto seja funcional ao tipo de ambiente de consumo, e, sobretudo, às exigências das pessoas em diversos momentos e situações. Atualmente, na Europa, a comida industrializada é projetada por food designers.

Tem vários outros videos bacanas de outras tortas feitas por ela, usando projeção e impressoras 3D para criar formas de silicone com formatos específicos resultando em outras formas geométricas super bacanas.

E você? Teria coragem de comer essas obras de arte?

As fotos foram retiradas todas do site da chef. Vale a pena visitar o site dela para ver outras coisas lindas que ela faz. 😉

2 thoughts on “Food Design – quando a gastronomia se torna obra de arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.