BioCouture – E se os tecidos das roupas fossem feitos de micro organismos vivos?

Não, não estou falando em se fantasiar de yakult. Estou falando da BioCouture, uma empresa britânica, baseada em Londres que desenvolve tecidos cultivados a partir de micro-organismos vivos.

BioCouture

Basicamente o que a BioCouture faz é usar uma mistura simbiótica de levedura e bactérias. Em uma espécie de banheira, com  fermento, uma pitada de bactérias e várias xícaras de chá verde e açúcar. As fibras começam a brotar e se propagam, resultando em folhas finas e úmidas de celulose bacteriana que podem ser moldadas em uma forma de vestido.

Suzanne Lee, que foi pesquisadora da Escola de Moda e Têxteis do Central Saint Martins, é o cérebro por trás deste experimento da BioCouture. Ela diz que seu método de fermentação e cultura dos tecidos resulta em uma espécie de “couro vegetal“.

BioCouture

À medida que as folhas secam, as bordas sobrepostas “sentiam” juntas para se tornar costuras fundidas. Quando toda a umidade se evapora, as fibras desenvolvem uma superfície que se assemelha a um de tipo papiro, que pode ser branqueada ou tingida com corantes de frutas e vegetais, como açafrão, índigo e beterraba.

BioCouture

A vantagem de roupas feitas assim, é que não apenas são biodegradáveis, como também servem de adubo. Depois de usar, você pode jogar fora as roupas, ou colocar na terra. Sabe, como algumas pessoas que cultivam plantas fazem ao colocar cascas de frutas e verduras na terra? Tipo isso. Sustentabilidade total!

Dá só uma olhada nesse vídeo em que Suzanne Lee explica como o processo de cultivação dos tecidos acontece (caso você não compreenda inglês, tem como ativar a legenda em português):

Não é muito incrível essa tecnologia? Para mim, a primeira impressão foi de estranheza total e até um certo “nojinho“. E vocês o que acham dessa ideia de roupas e sapatos feitos a partir de bactérias? Muita loucura? Ou “Ok, este é o futuro“?

Deixe sua opinião nos comentários!

Ah, e para mais matérias sobre moda e design, clique aqui. 😉

 

 

2 thoughts on “BioCouture – E se os tecidos das roupas fossem feitos de micro organismos vivos?

    • Cyn Cardoso says:

      Ahh vê depois sim. Acredito que você vai char bem bacana!
      Segundo o que ela fala, não é exatamente durável e também não é lavável. Ela está usando uma peça de roupa feita desta maneira e brinca no final que a roupa esta se decompondo já enquanto ela faz a palestra, reagindo com o seu suor e etc… Durante a palestra ela explica que ainda não conseguiu fazer o tecido ser resistente à água. Basicamente, se ela estivesse com um vestido deste material e pegasse chuva, ele iria reagir e ela ficaria sem roupa no meio da rua rsrsrsr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.