Meus objetivos fitness e o que estou fazendo para atingi-los

Logo no comecinho do blog contei para vocês que havia engordado e que estava aos poucos retomando minhas atividades físicas. Engordei por causa do luto, e isso não foi nada legal. É impostante para mim voltar ao corpo que eu tinha antes e voltar a usar as roupas que eu mais gostava.  Por isso, tracei uma meta e um plano. Então vim contar para vocês sobre meus objetivos fitness e o que estou fazendo para tentar atingi-los.

Eu sempre fui ativa, desde que me conheço por gente. Já pratiquei vários tipos de atividades físicas diferentes, desde ballet, dança do ventre, corrida, yoga, pilates, musculação, etc. Mas toda vez que paramos e nos deixamos levar fica mais difícil sair do sedentarismo e retomar o condicionamento. O importante é não desistir e buscar inspirações.

Desde o início do ano comecei a me dedicar de fato ao meu emagrecimento. Coisa que não estava fazendo direito antes. Estava indo à academia 2x na semana apenas, e acredite, aos 36 anos, isso não fazia nem cosquinha no meu processo de perda de peso. Quando vi umas fotos minhas da viagem de natal do ano passado que pensei “Putz! Assim não está nada bom!”. Foi neste momento que decidi que havia passado da hora de voltar a velhos hábitos saudáveis.

Inspiração e motivação para atingir meus objetivos fitness

Esses dias eu vi umas fotos da atriz Paolla Oliveira que me deixaram de queixo caído. Ela está super sarada! Tudo pra interpretar uma policial que sonha em ser lutadora de MMA na novela da Globo que estreou nesta segunda (03/04). O nome da personagem dela é Jeiza e a atriz me deixou pensando no que eu posso fazer pra chegar perto de como ela está hoje.

Meus objetivos fitness - Paolla Oliveira na novela A Força do Querer. Crédito: Globo/Mauricio Fidalgo
Gente, olha essa barriga! Olha esses braços!! Crédito: Globo/Mauricio Fidalgo

Claro que a Paolla tem uma rotina de exercícios super puxada, além de estar se preparando para o papel praticando lutas. Acredito que as lutas que tem a ajudado a definir mais os braços.  Acho muito complicado que eu vá ficar igual, mas gostaria de pelo menos chegar perto disso.

 

Voltando a correr com o auxílio de um App

Mesmo sendo ativa desde sempre, eu nunca deixei de sentir preguiça. A preguiça é minha grande inimiga e muitas vezes me entrego à ela. Mas isso me prejudica demais. Então quando consigo vencê-la me sinto muito vitoriosa.

Para me ajudar a vencer a preguiça, acabei recorrendo a um aplicativo de celular para treinos de corrida. Encontrei este “Corrida para perda de peso“, o qual tenho experimentado e tenho gostado bastante.

Ele traz vários tipos de treinos, de caminhada e corrida, mas o treino que sigo é um plano de corrida com exercícios intervalados (Hiit), que intercalam caminhada com corrida e tiros (sprints) de 80 e 100%. Estudos apontam que os treinos Hitt, seja em qual modalidade for, queimam mais calorias durante um período de até 48 horas após o exercício.

Meus objetivos fitness - App Corrida para Perda de Peso
Prints do aplicativo Corrida para Perda de Peso. Viram um exemplo de treino? Foi o meu treino de ontem. Ele mescla momentos de caminhada com corrida e sprints, aumentando assim a queima calórica.
É possível escolher o treinador que vai te incentivar e avisar das mudanças de caminhada para corrida e sprint. Além disso o app traz inúmeras playlists animadoras que eu adoro. Mas é possível usar as suas próprias músicas também.

Ele é gratuito (muito embora exista uma parte de assinatura, não é obrigatório).  Ele traz várias playlists de treino para te animar e tem vozes de diferentes treinadores que vão te falando quando correr, por quanto tempo e quando caminhar. O aplicativo também te avisa quando beber água e tem receitas para uma dieta saudável. O ponto negativo é que essas dietas são todas em inglês e não são voltadas para o publico brasileiro. De resto o app é até legalzinho e tem me ajudado a melhorar meu desempenho.

Corro agora 3 vezes na semana, 6km por vez. O interessante é que os treinos do app vão aumentando a dificuldade gradativamente, então, quando comecei em janeiro, fazia poucos quilômetros. Fui evoluindo aos poucos até desenvolver o folego pra fazer essa quilometragem.

Não é jabá do aplicativo não, tá gente? É só dica mesmo. Tem me ajudado muito. Cada treino é um desafio diferente. Existem outros aplicativos de corrida com outras metodologias que já usei inclusive, mas no momento estou usando ele.

Aulas de Pilates

Foto FreepikProjetado pelo Freepik

No início fazia só a corrida 3 vezes na semana e controlava a alimentação. Quando senti que comecei a emagrecer bem (eu não me peso nunca, eu vou vendo pelas minhas roupas e percepção mesmo), decidi que era hora de retomar o pilates. O pilates sempre fez com que eu trabalhasse todo o corpo, me deixando com tônus muscular bom, além de alongar e trabalhar a postura. Além disso, senti que meu corpo precisava de uma ajuda extra para aguentar o impacto da corrida.

Meus objetivos fitness - Pilates
Única foto minha (por enquanto!) que eu tenho praticando pilates há alguns anos (2011).
Imagina se tivesse continuado sem parar nenhuma vez até hoje?
De lá pra cá retomei e parei a atividade várias vezes, por motivos diversos. Mas, com certeza, é uma das minhas atividades favoritas!

Mais pra frente, farei um post dedicado apenas ao pilates, mas já posso adiantar para vocês que começo a sentir os efeitos da prática no meu corpo. Sempre odiei fazer abdominais, mas no pilates, meio que sou obrigada a fazer, porém não reclamo. Essa modalidade é uma das minhas favoritas e sinto muito prazer em praticar a cada aula. Nunca é monótono pois os exercícios são infinitos e variados. Além disso, vejo minha evolução, de pouquinho em pouquinho a cada aula. Pratico, por enquanto, 2x na semana em dias intercalados com a corrida.

Canal Saúde na Rotina

Sobre alimentação eu busquei várias informações na internet. Cheguei a aderir por um tempo ao Low Carb, que até me ajudou a secar um pouco, mas acabei achando radical demais. Não é o tipo de dieta para fazer para todo o sempre, principalmente se não tiver acompanhamento de um nutricionista.  Até porque, se você parar pra pensar, se você não estiver bem alimentado não consegue fazer treinos mais pesados. Ainda quero e preciso procurar um nutricionista, mas enquanto não dá vou retomando a alimentação saudável que sempre procurei fazer, e nisso, acabei descobrindo o canal do you tube, o Saúde na Rotina.

Nunca havia assistido, mas depois que comecei não parei mais. O casal Diego e Dafne (ele é professor de educação física e ela instrutora de yoga) falam de vida saudável, sem radicalismos, e dão muitas dicas de reeducação alimentar e exercícios. Além de tirar várias dúvidas importantes. Acabei virando fã, pois além de muito divertidos e simples, eles são atenciosos com o público. Lá tem vídeo novo todos os dias às 20:00.

Beber água!

Eu tenho um problema horrível com beber água. Simplesmente esqueço, mesmo sabendo todas as consequências que isso acarreta. Além de atrasar o emagrecimento pode prejudicar muito a saúde. Ainda estou trabalhando minha cabeça, me doutrinando a beber, pelo menos 2 litros de água por dia. Não consigo entender como é fácil pra mim pecar nisso. Água é a melhor coisa do mundo: zero calorias, hidrata, diminui a fome (ou a vontade de comer que muitas vezes nada mais é do que sede e nos confundimos) e auxilia na desintoxicação do corpo e inchaço.  Como é que a gente pode esquecer de algo assim né? Estou me policiando, mas também é um processo lento.

 

Meus objetivos fitness - Paolla Oliveira em A Força do Querer. Crédito: Globo/Mauricio Fidalgo
Está aí Paolla Oliveira que não me deixa mentir.
Mais uma vez: olha esses braços!
Crédito: Globo/Mauricio Fidalgo

Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas procuro controlar a ansiedade para ver resultados já que não ganhei peso da noite pro dia. Acredito que terei que incluir mais atividades aos meus treinos e ir diversificando com o tempo para atingir os resultados desejados. Não é nada fácil levar uma vida fitness com tantas tentações por aí. Vai ser difícil atingit meus objetivos? Vai. Mas uma coisa eu posso garantir a vocês: Espantar a preguiça diariamente já tem me trazido qualidade de vida, saúde e disposição. E isso já compensa um bocado.

A foto de antes e depois vou ficar devendo pois morro de vergonha. Mas o resultado, quando ele chegar, eu mostro pra vocês, tá? 😉

Como eu sempre digo pros meus amigos: Pro alto e avante!

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3 thoughts on “Meus objetivos fitness e o que estou fazendo para atingi-los

  1. Adorei um App que avisa para beber água. Eu tb sempre esqueço. E para quem corre a hidratação ideal é nas 24 horas que antecede a corrida e não durante, que deve ser só manutenção. Já sai para correr sem quase não beber água no dia anterior e passei super mal de desidratação. Puxão de orelha na gente.

    • Cyn Cardoso says:

      Esse app de corrida avisa durante o dia inteiro. Tem como configurar de quanto em quanto tempo você quer que ele avise, quantos litros tomar por dia e de que horas até que horas ele vai te avisar.
      Eu esqueço demais de beber água e sinto o quanto isso me prejudica. Pior que isso só quando esqueci de me alimentar :s Vergonhoso!

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